União das Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra União das Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra

Freguesia de Figueiró da Serra

Figueiró da Serra, cuja padroeira é a Nossa Senhora da Conceição, assinala também a Santa Eufémia, em 15 e 16 de setembro, e conta com cerca de 330 habitantes. Foi curato da Ordem de Malta e integra o lugar de Ribeira.

A localidade, muito harmoniosa, é atravessada por uma ribeira, ao longo da qual e durante décadas se instalaram diversos moinhos, que permitiram diversificar as atividades económicas indispensáveis para a sobrevivência das populações.

Também aqui se localizaram diversas e prósperas minas de volfrâmio. Outras atividades económicas são hoje, a agricultura, a criação de gado e a construção civil.

Entre o seu rico património edificado, Figueiró conta com a Igreja Matriz e a vetusta Capela de São João Baptista. A pouca distância, a Capela da Santa Eufémia guarda dois painéis atribuídos a Nuno Gonçalves. De referir ainda, as graciosas Alminhas, e a janela de uma habitação tradicional com inscrições e símbolos cristãos novos.

Figueiró da Serra, oferece ainda, muitos outros locais de interesse como a Barragem da Cruz, os Penedos Mouros e o Barrocal. Possui um Museu Etnográfico e um Museu de Arte Sacra.

Com funções de intervenção social e cívica a freguesia dispõe de um Centro Social e Paroquial.  Como coletividade desportiva, menciona-se o Clube de Futebol Amador de Figueiró da Serra.

Freixo da Serra tem cerca de 140 habitantes, e como Padroeira a Nossa Senhora do Ó – orago anterior ao Concílio de Trento, logo a 1545. As principais atividades económicas são a agricultura e a criação de gado. Como as restantes localidades viu um elevado número de naturais partirem para dispersar-se pelo Mundo, em consequência da emigração.

Integra os lugares de Lagares, Pisões e Regadas.

Apesar da Igreja Matriz de Freixo da Serra datar do século XVIII, ali se guardam alguns elementos arquitetónicos muito mais antigos. Deve destacar-se, ainda na localidade, o Museu Etnográfico e o Cruzeiro no Largo do Adro.

Freixo da Serra é uma aldeia agradável, com numerosas habitações tradicionais de dois pisos e balcão em granito.

Daqui se desfruta uma paisagem grandiosa até às serras da Lapa e Caramulo.

Entre a diversificada gastronomia oferecida, merecem destaque a sopa seca, as migas, o borrego guisado, os matrafões e o bolo doce de Páscoa. No inverno é habitual cozinhar-se a batata com couve e bacalhau, também chamada “à moda do lagar”.

Para além da Comissão de Melhoramentos de Freixo da Serra, com funções sociais a localidade conta ainda com o Centro Cultural e Recreativo.

© 2024 União das Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia